17 November 2015

Sintra terá Plano de Mobilidade

O município finalizou o projeto do novo Plano de Mobilidade
Article Image

O vereador sintrense Pedro Ventura, do PCP/CDU, anunciou que o município finalizou o projeto do novo Plano de Mobilidade que, entre outras medidas, enquadra e disciplina a atividade das animações turísticas no concelho. O anúncio foi feito no dia 13 de novembro, em reunião com a Federação Portuguesa do Táxi realizada no edifício dos Paços do Concelho de Sintra. Representaram a FPT o presidente da Direção Carlos Ramos, o presidente da Mesa da Assembleia-Geral, Jorge Fernandes, e António Nascimento.

O novo Plano de Mobilidade do Centro Histórico de Sintra fixará locais de estacionamento para as animações turísticas, alterando os circuitos na vila e criando circulação fechada para aqueles operadores. Aquele Plano prevê também que a situação confusa junto à estação dos caminhos-de-ferro seja resolvida, garantido o vereador que os táxis devem ficar na linha da frente daquele ponto de entrada de turismo no concelho, mais visíveis para os passageiros que até agora são interpelados pelos operadores das animações turísticas, mesmo dentro da estação, com claro prejuízo para os táxis.

As entradas e saídas da vila ficarão também reguladas, criando-se estacionamento na zona da Volta do Duche.

O projeto do Plano será enviado à FPT “dentro de duas semanas”, garantiu o vereador, para que a Federação se pronuncie sobre as alterações definidas.

O vereador referiu ainda que “verificamos que os tuc tuc mais poluentes e não usados em Lisboa têm sido deslocados para o nosso concelho, o que prejudica a qualidade do ambiente de Sintra”.

A Federação sublinhou uma vez mais a importância daquela medida e manifestou a sua disponibilidade para contribuir para que seja uma realidade no “mais breve período possível”.

Carlos Ramos abordou outros assuntos que a Federação tem vindo a salientar junto daquela autarquia, nomeadamente a problemática ligada aos clandestinos e ilegais (Uber incluída) e as respetivas propostas da FPT. O vereador tomou conhecimento da acção de denúncia que está a ser desenvolvida pela FPT, que envia às câmaras municipais e às autoridades competentes informações e imagens sobre os prevaricadores. A Federação vai iniciar o envio dessas informações também para a autarquia e para a Polícia Municipal de Sintra.

Leia mais na sua Revista Táxi!

Voltar à Homepage

Back to Top