Formação Profissional com financiamento público. O primeiro (grande) passo acaba de ser dado.

FptaxiFormação, FPT

Já está publicado no Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ) um percurso de curta e média duração, com 125h, que possibilita o acesso ao exercício da atividade profissional de Motoristas de veículos ligeiros de passageiros de transporte público de aluguer -Motoristas de Táxi – Catálogo Nacional de Qualificações https://catalogo.anqep.gov.pt/percursos/UFCD/agrupador/MT

Este percurso foi desenhado em articulação com o Instituto de Mobilidade e dos Transportes, I. P., entidade que regula o acesso a esta atividade profissional. A integração deste percurso no CNQ permite o desenvolvimento desta formação, com financiamento público, através da modalidade formações modulares certificadas.

De lembrar que a 23 de setembro de 2022, a FPT, na sede da Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional – ANQEP, apelou à integração, que acaba de ser concretizada, para ferramenta de maior atratividade no acesso à profissão de Motorista de Táxi e, desta forma, combater a falta de mão-de-obra.

A mudança estrutural no acesso à profissão e sua renovação necessita agora das definições de aplicabilidade e procedimentos. A FPT, em estreita colaboração com a ANQEP e o IMT, vai continuar a desenvolver trabalho e, quando as entidades envolvidas considerarem oportuno, as respostas ainda em falta serão publicamente apresentadas.

A Formação Profissional com financiamento público é um objetivo FPT para o ano de 2023.